ClipX: gerenciando a área de transferência

No Comments

Já pensou em copiar várias informações de uma só vez e depois colar tudo no programa que você quiser, sem ter que ficar usando Alt+Tab o tempo todo?


Pois bem, é exatamente essa a função dos gerenciadores de área de transferência. De quebra, eles ainda ajudam muito quando você copia uma informação e acaba copiando outra por cima sem querer. Aliás, essas ferramentas são praticamente indispensáveis para quem trabalha com muitos logins, senhas, caminhos e nomes de arquivos, copiando e colando de um lado a outro.

 

Se você quer um aplicativo simples, prático e gratuito, nossa melhor recomendação é o ClipX. Para baixá-lo, clique aqui.

 

A versão é a mesma desde 2005, mas ele ainda funciona perfeitamente, inclusive em PCs Windows 7. Além do mais, como é uma ferramenta antiga e simples, o ClipX acaba tendo a vantagem de ser muito leve. Depois de instalado e executado, clique com o botão direito no ícone do ClipX ao lado do relógio do Windows e depois em Configure. Na tela General, deixe marcada a opção Run ClipX at Startup.

 

Na tela Hotkeys você pode escolher os atalhos de teclado para cada uma das opções. No TransMit, preferimos deixar apenas o atalho da opção Secondary Paste (Ctrl+Shift+V); se você quiser remover os outros atalhos, basta clicar em cada um deles e pressionar Backspace. Há outras opções personalizáveis nas configurações, e você pode ficar à vontade para alterá-las conforme sua preferência. Quando concluir, basta pressionar OK e começar a usar.

 

Agora vem a melhor parte: selecione e copie vários itens que você quiser, vá até onde precisa colar e pressione Ctrl+Shift+V. O ClipX vai mostrar uma lista com todos os itens que você copiou recentemente, e você só precisa clicar ou selecionar (com as setas do teclado) o item que deseja colar. Depois de escolher, pressione Enter. Voilà!

 

Dica: ao abrir a lista de itens para colar, o programa em que você está perde o foco momentaneamente. Isso não costuma ser problema, a menos que você esteja renomeando um arquivo, editando uma célula no Excel ou trabalhando em algum outro campo que deixe de ficar editável se o programa perder o foco. Se esse é o seu caso, basta seguir o procedimento normal (Ctrl+Shift+V), escolher o item a ser colado e pressionar Enter. A princípio nada vai acontecer, mas você pode mandar renomear o arquivo ou editar a célula novamente e colar o item usando o Ctrl+V.

 

 

Se quiser algo mais complexo…

Você pode dar uma olhada neste programa ou fazer uma pesquisa por “clipboard manager”. Há várias opções para todos os gostos, e certamente você vai encontrar a ferramenta ideal para o seu trabalho 😉

Categories: Ferramentas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *