O que é e como usar o FTP

1 Comment

FTP é um protocolo de transf… ZzzzZzzzZZZz OK, vamos ser práticos e diretos! O FTP é a principal forma de transferência de arquivos usada por empresas. Ele é simples, seguro, você pode enviar ou receber arquivos, não há problema de confidencialidade e não há exatamente um limite de tamanho do arquivo ou de tempo que ele pode ficar lá.

 
Você pode nunca ter precisado, mas provavelmente um dia vai precisar usar. Então vou explicar onde baixar, como instalar, como configurar e como utilizar.
 
Para transferir arquivos por FTP, você vai precisar de:
– um programa de FTP (basicamente qualquer um funciona, há milhares por aí),
– o nome do servidor, login, senha e qualquer configuração específica que o FTP da empresa possa ter,
– este tutorial.
 
 
Onde baixar um programa de FTP:
 
Se você não faz ideia de por onde começar, recomendo o FileZilla. Pode não ser o melhor programa, mas ele é gratuito e tranquilo de usar.
 
Para baixar, acesse o site: https://filezilla-project.org/download.php
 
Hoje, enquanto estou criando esse tutorial, a versão disponível é a 3.16.0. As versões atuais pedem para ser instaladas no Windows Vista ou superior.
 
A instalação é simples e direta. Ao fim, ele vai perguntar se você quer abrir o programa. Pode abrir direto!
 
 
Como configurar e utilizar
 
Agora é a parte de copiar e colar informações. Aqui tudo é bem direto: pegar os dados que o cliente te passou e colocar no programa.
 
O ideal é você salvar as informações no programa, para que não tenha que ficar copiando e colando tudo a cada vez que for usar. No nosso caso do FileZilla, basta ir em Arquivo -> Gerenciador de Sites, ou ainda utilizar o botão abaixo:
 
01_gerenciador de sites
 
Se você clicar na setinha para baixo, ele vai apenas listar os servidores já cadastrados, para você se conectar rapidamente. Para adicionar um servidor de FTP, clique no ícone do botão. Vai abrir a janela Gerenciador de Sites.
 
Como estamos adicionando um novo FTP, clique no botão Novo Site. Ele já vai deixar editável o campo para colocar a descrição deste novo FTP. Geralmente eu coloco o nome do cliente ou da conta, algo que eu possa identificar facilmente depois.
 
 
Agora é a hora do copy and paste!
 
Host: o endereço do FTP. Geralmente é formado por ftp.sitedaempresa.com.br, mas não necessariamente. O cliente obrigatoriamente tem que te passar essa informação.
 
Após colocar o host, mude o Tipo de logon para normal. Os campos usuário e senha agora vão ficar editáveis.
 
Usuário: coloque o nome de usuário que receber
Senha: coloque a senha que receber
 
Se foi apenas isso que você recebeu do seu cliente, o FTP está configurado e pronto para ser utilizado. Basta clicar em Conectar. Mas lembre-se de que todas as configurações dessa tela podem ter que ser alteradas, caso o cliente mande configurações específicas como a porta, criptografia, protocolo ou mesmo outras opções que você encontra nas abas Avançado, Configurações de transferência e Mapa de caracteres.
 
Se por acaso ele reclamar de Certificado desconhecido, não se preocupe. Basta clicar em OK ou marcar a opção de sempre confiar naquele certificado (para não precisar clicar em OK todas as vezes) e continuar normalmente.
 
 
Como usar o programa de FTP
 
Essa é a parte fácil. Ele funciona quase como uma janela do seu Windows Explorer. Você navega entre as pastas e copia arquivos, arrastando do FTP para o seu computador ou do seu computador para o FTP. Só cuidado para não apagar arquivos do servidor, ou seu cliente pode não ficar muito feliz. 😉
 
No FileZilla, por padrão, o lado esquerdo mostra os arquivos no seu computador e o lado direito mostra os arquivos no FTP (Endereço remoto). Navegue até as pasta que precisa e copie clicando e arrastando de um lado para o outro (seu computador para o FTP ou FTP para o seu computador). Não se preocupe: os arquivos serão copiados e não movidos ao clicar e arrastar. A janela de Arquivos na fila (na parte de baixo) vai mostrar as transferências sendo feitas.
 
Terminada a transferência, é bom verificar se o tamanho dos arquivos é o mesmo (do servidor e do seu computador), principalmente se você estiver enviando. Não é a melhor forma, mas isso geralmente é o suficiente para evitar arquivos corrompidos que não vão funcionar. Se após o upload completo o tamanho não for o mesmo, apague o arquivo e envie-o novamente.

Categories: Ferramentas

One thought on “O que é e como usar o FTP”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *